sexta-feira, 23 de julho de 2010

Ego(centrismo), ego(ísmo)

[ sempre gostei do Garfield]
Ego. Egocentrismo Egoísmo. Será coincidência todas estas palavras terem o mesmo começo? Ego? Quer-me parecer que não.
Essa teoria de que nada há de mais importante e de mais belo para além das fronteiras do nosso próprio umbigo é no mínimo absurda e sem sentido algum. É pior que o cego que não quer ver. É pior que ter uma venda transparente para dizer que não vê. É pior ainda do que aquelas "palas" que os animais usam para olharem apenas naquele caminho e naquela direcção. Porque, penso, não tens palas. Ou se tens, nunca reparei. E se não tens, ages como se tivesses. O que é ainda mais grave. E ainda mais absurdo.
E a que leva tanta procura pela beleza do próprio umbigo? Egoísmo! O que é mais importante? "O meu conforto, o meu bem estar, os meus interesses, as minhas ideias, os meus caprichos, os meus soluços, os meus choros, os meus olhos, o meu cabelo, o meu corpo, o meu ser, o meu eu. Eu, eu, eu e eu." Não enjoas? Não enjoa? Não cansa? Não farta? A ti não, aos outros e a quem te rodeia, sim.
E quando abrires os olhos, quando deixares que o teu ego te perturbe a visão, quando tirares a venda, quando olhares à tua volta, vai ser tarde demais. Valoriza quem tens e o que tens. Porque existe muita gente que dava tudo para ter apenas uma pequena parte daquilo que tu tens.
Deixa de olhar para ti. Apenas para ti. Olha para os outros por meros momentos. Não te vai fazer mal. Prometo! E eu só prometo coisas que cumpro.

Sem comentários: